A Gestão Financeira nos dias atuais

Por Fábio Kallas - O cuidado com a gestão financeira de nossas empresas é um dos pontos mais importantes para que possamos enfrentar as dificuldades

Postado 19/11/2018

Estamos vivendo um período de observação por parte de todos os investidores e empreendedores. Nosso país está frente a uma possibilidade de mudança administrativa que fará com que possamos readquirir a confiança nos investimentos. Nosso Estado tem uma carga tributária especial e que traz mais esforços para todas as empresas se manterem com saúde financeira. Não há como ser amador em Minas Gerais. O cuidado com a gestão financeira das nossas empresas é um dos pontos mais importantes para que possamos enfrentar períodos de dificuldade e aproveitarmos os períodos de crescimento. As organizações estão à cada dia mais complexas e competitivas.

A complexidade da sociedade organizacional trouxe a necessidade de ampliar as técnicas de gestão financeira, que evoluiu de simples controles diários para níveis estratégicos de análises de viabilidade econômica e financeira dos negócios, assim ampliando a conexão das finanças e os resultados organizacionais.

Assim sendo, o desafio é gerar eficiência, eficácia e efetividade. Ou seja, processar de maneira eficiente os padrões de exigência organizacional, atingir resultados anteriormente objetivados e proporcionar atendimento as necessidades dos diversos públicos interessados nas organizações.

Considerando então, a quantidade de empresas existentes no município e principalmente na região, o curso Superior de Gestão Financeira é essencial para que possamos garantir a inovação, o atendimento inclusive da responsabilidade social, e geração de riquezas.

Assim, o Curso Superior de Gestão Financeira implantado pela FIT MG vem atender a uma demanda regional. A formação de novos Gestores em Finanças é relevante para Passos, que funciona como município pólo para dezenas de cidades vizinhas. Nosso município é sede de Arranjos Produtivos Locais (APL) de fabricação e varejo de roupas e de móveis, o que exige a formação de competências em gestão financeira.

Esta é uma oportunidade para atender pessoas que já atuam na gestão de empresas e egressos do ensino médio que desejam uma qualificação de curta duração de dois anos. Vale ressaltar que a estrutura curricular do Curso Superior de Gestão Financeira da FIT MG oferece uma visão geral dos diversos conhecimentos necessários à gestão de um negócio, permitindo que os alunos se mantenham ou se integrem mais facilmente ao mercado de trabalho.

Professor Fabio P E Kallas

Diretor Acadêmico da FIT MG