Quais as vantagens em contratar uma Consultoria de RH?
Muitas empresas ainda não conhecem o real benefício de uma Consultoria em Recursos Humanos e não encontraram uma que oferece melhor custo/benefício...
Por Beatriz Paioletti
A Consultoria em Recursos Humanos, a princípio, pode não parecer um bom investimento, há ainda comentários de que este serviço é caro e desnecessário. Isso porque muitas empresas ainda não conhecem seu real benefício e não encontraram uma consultoria que oferece melhor custo/benefício.
Para saber qual é a melhor opção para sua empresa, o primeiro ponto a analisar é se existe recursos suficientes para contratar e manter um bom diretor de RH, remunerando-o de acordo com o teto salarial da classe e tendo em dia todas as conformidades trabalhistas. Essa pessoa seria responsável por criar e implementar um sistema de gestão de pessoas funcional e completo que fosse útil para a empresa e para a equipe.
Por outro lado, o consultor, ao ser contratado, irá fazer um levantamento, chamado de diagnóstico organizacional, analisando todos os setores da empresa e observando as demandas existentes. Isso possibilita ao consultor que ele seja pontual em sua atuação, evitando custos exacerbados e desnecessários no momento.
Uma grande vantagem desse profissional é que ele é neutro, capaz de observar as demandas a partir de um outro ângulo que permitirá ações exclusivas. Além disso, sua experiência advinda de outras atuações, poderá trazer fontes de soluções inovadoras, permitindo ressaltar o lado humano presente na sua empresa.
E se você já tem estruturado um setor de RH, mas ainda sente que precisa melhorar em alguns aspectos, o consultor pode somar junto à equipe realizando a manutenção dos processos já implantados.
O investimento para contratação desse serviço pode ser calculado mediante o prazo para realização e urgência do serviço. Por isso é importante que o RH possa desenvolver seu trabalho de maneira calma, com tempo para atuação, dessa forma o custo é bem mais em conta do que contratar uma consultoria, por exemplo, para “apagar incêndios” emergenciais. Este tipo de serviço é caro pois deve ser realizado com pouco tempo de atuação e certamente o consultor terá bastante trabalho.
Não espere sua empresa chegar nesse nível para se responsabilizar por isso. O quanto antes você estabelecer uma relação com a empresa de RH, mais barato tende a ser o atendimento, os custos do contrato ou a mensalidade a ser cobrada. A lógica é que eles já estarão no meio do processo quando as emergências aparecerem.
Beatriz Paioletti – Conciliare Recursos Humanos
Psicóloga Organizacional e Consultora em RH
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