Inclusão de Pessoas com Deficiências e Reabilitados no Mercado de Trabalho

Pertencer a um grupo seja ele familiar, social ou mesmo institucional é uma das grandes realizações que nós, enquanto seres humanos, buscamos...

Postado 25/03/2019

* Por Beatriz Paioletti - Conciliare Recursos Humanos

Pertencer a um grupo seja ele familiar, social ou mesmo institucional é uma das grandes realizações que nós, enquanto seres humanos, buscamos durante toda nossa vida. O pertencimento trás a sensação de utilidade para o sujeito e faz com que ele aprenda a conviver e se relacionar. É natural pensarmos em nosso futuro profissional e ser atingido positivamente por essas expectativas que nos impulsionam a crescer e buscar cada vez mais. Dessa forma, gostaria de propor uma reflexão a respeito das Pessoas com Deficiência (PCDs) que estão em busca do pertencimento e das oportunidades para serem autores de suas próprias vidas.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Com intenção de assegurar e promover o exercício dos direitos fundamentais dessa população intitulou-se a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei Nº 13.146 que em seu Capítulo VI dispõe acerca dos Direitos ao Trabalho e a Lei Nº 8.213 que em seu Art. 93 declara que a empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência habilitadas, além disso, é previsto no Art. 133 a imposição de multa administrativa variável para as empresas que não cumprirem a Lei prevista no Art. 93.

Entendemos a dificuldade que as empresas possuem em realizar o processo de inclusão, mas vale ressaltar que esse procedimento exige um acompanhamento profissional e que há uma discrepância de divergências entre a integração e a inclusão. A integração social é a modificação da pessoa com deficiência, preparando-a para conviver na sociedade. A inclusão é a modificação da sociedade como pré-requisito para a pessoa com deficiência buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania.

Em outras palavras, entendemos que para haver integração social não é preciso que ocorra a modificação da sociedade, é a pessoa com deficiência que deve se adaptar àquela, se estiver interessada em nela participar. É a busca da “normalização” do individuo através de suas próprias mudanças. Porém, é fato que as pessoas com deficiência passam toda a vida se preparando e mudando a si próprias para serem aceitas em ambientes comuns e ainda sim sofrem com o preconceito. Será que não é o momento de promovermos a mudança na sociedade para receber estas pessoas e realizar a inclusão social? Sua empresa está integrando pessoas ou incluindo pessoas?

Por entender a grande dificuldade que as empresas encontram nesse processo e com propósito de tornar efetivo a inclusão da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho, a Conciliare Recursos Humanos utiliza de uma metodologia de acompanhamento que abrange a equipe de trabalho, a diretoria da empresa, o setor de RH, o ambiente físico e estrutural com intenção de assegurar às pessoas com deficiência o direito a igualdade de oportunidades no local de trabalho, melhorando as perspectivas de emprego e facilitando a contratação, recolocação profissional, permanência e possibilidades de carreiras, potencializando a contribuição e permitindo que o mesmo participe das finalidades produtivas da empresa e adquiram experiência de trabalho desenvolvendo suas potencialidades. Consequentemente, toda a equipe aprende a conviver com diferenças e a se readaptarem diante das dificuldades encontradas, promovendo soluções e não gerando problemas e impedimentos.

Se sua empresa precisa, por determinação judicial ou mesmo por política de boas práticas, contratar pessoas com deficiência e profissionais reabilitados, não deixe de conhecer o Programa de Gestão da Inclusão, criado pela Conciliare Recursos Humanos.

Beatriz Paioletti
Analista de RH - Psicóloga Organizacional – Gestora da Inclusão
Fundadora da Conciliare Recursos Humanos
Co-fundadora do Grupo Pertencer

[email protected]
(35)99219-8393

Facebook: Conciliare Recursos Humanos
Instagram: @conciliarerh
LinkedIn: Conciliare Recursos Humanos

Acip Passos
(35) 3529-0065
Rua Dep. Lourenço de Andrade, 222
sala 206, 2º andar
© 2017 ACIPASSOS . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.