eSocial: Quais os riscos devem constar no Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR?
O principal objetivo do programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é fazer o levantamento dos riscos e oferecer ferramentas que possam mitigá-los...
O principal objetivo do programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é fazer o levantamento dos riscos e oferecer ferramentas que possam mitigá-los, evitando que acidentes ocorram e que possam prejudicar a vida de colaboradores, a propriedade privada e também o meio ambiente.
No PGR devem constar os 5 grupos de risco, sendo eles:
>> Grupo 1 - Riscos físicos
São agentes de risco físico: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração e quaisquer outras formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores. Para cada tipo de risco é indicada uma limitação permitida.
>> Grupo 2 - Riscos químicos
São substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória como gases, poeiras, fumos ou vapores, além de outros que possam ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão. É o nível de toxicidade do agente químico que determina o período máximo que o colaborador pode ter exposição.
>> Grupo 3 - Riscos biológicos
São bactérias, vírus, fungos, protozoários e as medidas de prevenção variam de acordo com a patogenicidade ao qual o trabalhador está exposto em sua atividade.
>> Grupo 4 - Riscos ergonômicos
Postura inadequada de trabalho, levantamento e transporte de peso, jornadas prolongadas de turno e quaisquer outras situações que exijam esforço físico demasiado ou que haja estresse físico.
>> Grupo 5 - Riscos de acidentes mecânicos
São situações perigosas que colocam o trabalhador em risco de acidente: iluminação ruim, operar máquinas e equipamentos sem proteção, estruturas de trabalho inadequadas (ferramentas descalibradas, armazenamento de materiais de forma incorreta) e situações como trabalho em altura, risco iminente de choque elétrico, incêndio, atmosferas explosivas e manuseio de máquinas pesadas.
Um PGR estruturado permite que as empresas conheçam suas fragilidades na Saúde e Segurança do Trabalho (SST), sendo esse documento essencial para o envio dos eventos ao eSocial.
Precisa adequar sua empresa? Entre em contato. Conte com uma assessoria especializada para realizar o envio dos eventos ao eSocial.
Ana Valéria Freitas Maia
SEGWORK - Segurança do Trabalho
Contato: (35) 99903-4516