ACIP Passos
A Associação
História da Acip

A Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP) foi fundada em 18 de maio de 1952, com o objetivo de representar os empresários passenses, pois já naquela época os primeiros diretores sentiam a necessidade de se ter uma representação, principalmente junto aos órgãos públicos. Seu primeiro presidente foi o empresário José Pimenta de Morais.
 
Na época de sua fundação, a ACIP contava com apenas 20 sócios, mas aos poucos ela foi crescendo e atualmente, além de ser uma das mais fortes e atuantes associações comerciais do estado, também trabalha em parceria e sintonizada com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passos, que é a representação do movimento lojista no município.
 
Mais de 66 anos depois, a Associação hoje é sinônimo de credibilidade e confiança. É a segurança que o empresário precisa para crescer forte. A ACIP colabora e faz parte do sucesso da cidade, movimentando o comércio, organizando eventos, campanhas e prestando serviços diversos como consultas ao SCPC, Serviço de Recuperação de Crédito (SRC), assessoria jurídica, convênios com a Santa Casa Saúde, Uniodonto, Correios e muitos outros, além de oferecer parcerias com profissionais da área da saúde e instituições financeiras (BDMG, Banco do Brasil, Sicoob Nossocrédito, etc.), disponibilizando aos associados serviços com preços diferenciados e bem abaixo do mercado.
 
Mediadora dos associados, a Associação sempre busca ter bons relacionamentos com a administração municipal, com o governo do estado e seus representantes, a fim de trazer melhorias para os sócios e para Passos.
 
Seu presidente atual é o empresário, economista e atual Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Passos, Renato Mohallem Santiago, que assumiu o cargo no dia 30 de maio de 2016, quando o ex-presidente e atual Prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, assinou seu pedido de desincompatibilização para dedicar-se à carreira política.Membro atuante da diretoria por cerca de 20 anos, Mohallem foi duas vezes vice-presidente e se reelegeu na presidência para o mandato de 2017/2018. 
 
Com quase 900 associados atuais, subdivididos em pelo menos 16 setores da economia, a ACIP hoje é uma das mais importantes e sólidas entidades de classe do município de Passos e também do estado de Minas Gerais, tendo inclusive, em junho de 2016, sido reconhecida pelo Governo do Estado como instituição de “Utilidade Pública Estadual”. Já o seu quadro de funcionários é composto por 15 colaboradores. No SCPC, a ACIP atinge a marca de 14 mil consultas ao mês e é imenso o prestígio que a entidade tem junto aos diversos órgãos, como a Federaminas, a CDL/BH e a Associação Comercial de São Paulo, a maior do Brasil, sendo considerada modelo para diversas associações comerciais da região.
 
Não é preciso nem dizer que ela é parte importante do progresso do comércio e da indústria de Passos, cresceu e ainda cresce através do trabalho de muitas pessoas, comerciantes, empresários, industriários, médicos, fazendeiros, engenheiros, operários e todos os demais trabalhadores passenses. São eles a verdadeira razão do sucesso da Acip.

Acip Passos
(35) 3529-0065
atendimento@acipassos.com.br
Rua Dep. Lourenço de Andrade, 222
sala 206, 2º andar
© 2017 ACIPASSOS . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.