ACIP Passos

Decreto: PMP autoriza reabertura do comércio em Passos

Em novo decreto, Passos permanece na Onda Vermelha do 'Minas Consciente' relativa aos fatores das atividades econômicas liberadas para o funcionamen

Postado 28/01/2021

(*) Escrito por ASCOM da PMP

A Prefeitura de Passos, por meio do Decreto n° 147 (que pode ser conferido abaixo, na íntegra), determina a permanência do município na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente relativa aos fatores das atividades econômicas liberadas para o funcionamento, no período de 29 de janeiro a 04 de fevereiro.

 Com isso, os estabelecimentos que manuseiam, preparam e servem alimentos devem priorizar o fornecimento de alimentos por delivery, entrega ou retirada. O consumo interno também deve obedecer parâmetros gerais de distanciamento. Também, não devem disponibilizar alimentos e bebidas para degustação, eliminando galheteiros, saleiros, açucareiros ou qualquer alimento ou tempero adicionado de forma semelhante, prevendo o sachê para uso individual. Os estabelecimentos deverão fornecer preferencialmente copos descartáveis aos clientes e funcionários.

O serviço de hortifrutigranjeiros e agricultura familiar devidamente credenciados pela Secretaria como comércio ambulante, deverão promover o atendimento de 1 cliente por vez, devendo organizar fila local, se necessário, com distanciamento de 3 metros entre os clientes, bem como a distância entre barracas de, no mínimo, 4 metros, em caso de ocorrência de feiras.

As empresas do ramo de serviços funerários deverão atuar adotando protocolos sugeridos e com restrições de público e com horário de funcionamento das 7h às 19h. Os velórios poderão ocorrer com a permanência de até 15 pessoas simultaneamente, incluindo os parentes. Ainda, deve ser respeitada a restrição de presença de pessoas de grupo de risco, com idade igual ou superior a 60 anos e portadores de doenças crônicas, exceto nos casos de parentesco de até segundo grau na linha ascendente ou descendente.

Para o Terminal Rodoviário Municipal deverá ser utilizado para a realização de aquisição para passagens nos terminais locais de embarque e desembarque. Além disso, o local de espera deverá ser utilizado apenas por passageiros, não sendo permitida a presença de acompanhantes. Os usuários e funcionários do serviço deverão obedecer ao distanciamento mínimo de 3 metros, a higienização e o uso de álcool em gel 70%, a utilização de termômetro infravermelho para a verificação de temperatura corporal, e uso obrigatório de máscaras faciais, não sendo permitido o embarque e desembarque sem o item. Os veículos também deverão ser higienizados após cada viagem, com preenchimento de formulário próprio de registro, com o horário da higienização realizada, os produtos utilizados e o profissional responsável.

As atividades religiosas como missas, celebrações, cultos, entre outros poderão ocorrer diariamente até às 22 horas, com intervalo mínimo de 2 horas, com ocupação até o limite máximo de 30 pessoas, priorizando restrições a pessoas pertencentes ao grupo de risco. Fica estabelecido, o distanciamento interpessoal de 3 metros entre os presentes deve ser mantido, devendo manter os assentos destinados com a devida distância, retirando os demais. E a distância entre o responsável pela pregação é de, no mínimo, 5 metros do público presente.

Ainda é necessário realizar a higienização ambiental entre as celebrações e disponibilizar aos fiéis, locais para a higienização das mãos com álcool gel 70%, sendo permitido álcool líquido. Os fiéis também devem permanecer de máscaras durante toda a celebração. A utilização de músicas de louvor, preferencialmente com sonorização mecânica, ou até com a presença de até 3 músicos e a realização de Ceia Eucarística, Santa Ceia ou equivalente, de forma individual, preferencialmente, sem a circulação de fiéis.

A rede hoteleira e similares deverá recusar a hospedagem de excursões, sob pena de suspensão ou cassação do alvará de funcionamento.

Bares, restaurantes e lanchonetes deverão ter o atendimento presencial limitado até a zero hora e o atendimento na modalidade delivery sem limitação de horário. A capacidade de pessoas deve ser reduzida a 30%, devendo o estabelecimento controlar a frequência dos clientes em locais de uso comum, inclusive banheiros, para que seja mantida a distância interpessoal de 3 metros entre os usuários. Deve ser disponibilizado também local para higienização das mãos com água e sabão líquido e toalhas com descarte em lixeira de pedal. Ainda a higienização das mesas na troca de clientes deve ser feita com álcool 70% ou hipoclorito, especialmente em lugares de contato das mãos.

A permanência de clientes exclusivamente sentados, em mesas de 4 ou 6 lugares, mantendo o distanciamento mínimo de 4 metros entre as cadeiras e assentos extremos, não sendo permitido acréscimo de lugares e união de mesas, evitando assim aglomerações. É obrigatório o uso de máscaras dentro do recinto, sendo somente dispensada sua utilização apenas durante o consumo de alimentos e bebidas. A música ambiente deve ser, preferencialmente, com sonorização mecânica, ou com a presença de até 3 músicos. Bares que possuem entretenimento devem seguir as mesmas orientações limitadoras para eventos.

Fica proibido o funcionamento de espaços destinados à recreação infantil e a colocação de mesas e cadeiras nas praças, ruas e avenidas, a permanência dos clientes em pé no estabelecimento e em suas proximidades, bem como o consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas.

Já para as academias de ginástica, quadras esportivas e clubes de práticas esportivas é obrigatório o agendamento de horários e a checagem da temperatura dos frequentadores antes de adentrar no estabelecimento, não sendo autorizada a entrada de pessoas com temperaturas superiores a 37,5°C nos locais de treino. É necessário manter o distanciamento mínimo de 3 metros.

Deverão ainda disponibilizar profissionais para higienização dos equipamentos após a utilização dos usuários, bem como realizar o registro diário do estado de saúde de todos os profissionais em atividade, constando anamnese e exame clínico. Também é obrigatório o uso de máscaras por todos os presentes no local, exceto no momento efetivo do treinamento.

As pessoas do grupo de risco devem evitar atividades coletivas. Os guarda volumes e outros locais que estimulem a aglomeração de pessoas devem ser evitados, assim como o uso de cancelas ou catracas que necessitem do uso das mãos para permissão de entrada.

Já os salões de beleza, barbearia e clínicas de estética deverão realizar atendimento somente com horário agendado, respeitando o intervalo mínimo de 30 minutos entre os clientes para higienização e desinfecção de mobiliários, equipamentos utilizados e das mãos dos colaboradores, devendo disponibilizar álcool em gel 70% para os clientes, sinalizar as pias e lavatórios  e manter sabonetes líquidos e toalhas descartáveis, ambiente fresco e arejado, disponibilizar máscaras para os clientes, se o procedimento permitir, utilizar lâminas descartáveis em recipiente com tampa e orientar o cliente que leve seu próprio material como toalhas e instrumentos de manicure. Para serviços de depilação, utilizar espátulas e a desinfecção das mesmas após o atendimento de cada cliente.

Fica proibido a permanência de clientes nesses estabelecimentos, após o horário de atendimento, desativando o uso de salas de espera e recepção, o uso de qualquer tipo de reservatório de água para manicures e pedicures, tais como bacias, pulverizadores e outros, devendo ser substituído por material descartável.

A desobediência dos termos desse decreto está sujeita a aplicação de multas, mediante a atuação da Brigada de enfrentamento ou pela fiscalização do município.

Para mais informações sobre as atividades essenciais e não essenciais, acesse o Plano minas Consciente, por meio do link: https://www.mg.gov.br/minasconsciente

 

Abaixo, o decreto 147/2021 na íntegra:

Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021
Decreto 147/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAMPANHA NATAL 2020: ACIP entrega carro para ganhadora
CAMPANHA NATAL 2020: ACIP entrega carro para ganhadora
A ACIP entregou na tarde desta sexta-feira, 5, um Fiat Mobi zero quilômetro para a ganhadora da campanha 'Natal ACIP 2020. O Natal da Esperança!'...
Comércio de Passos funcionará normalmente no Carnaval
Comércio de Passos funcionará normalmente no Carnaval
FERIADO DE "CARNAVAL" ESTÁ SUSPENSO! E o comércio de Passos abrirá normalmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro...
Minas Consciente: comércio, eventos e hotéis são liberados na onda vermelha
Minas Consciente: comércio, eventos e hotéis são liberados na onda vermelha
Fase mais rígida é flexibilizada na 3ª versão do programa, que rege as atividades econômicas em Minas Gerais durante a pandemia; mas haverá restrições
Moradora de Cássia ganha carro no sorteio da ACIP
Moradora de Cássia ganha carro no sorteio da ACIP
Soraya Castaldi Arantes, moradora de Cássia, foi a feliz ganhadora da campanha 'Natal ACIP 2020. O Natal da Esperança!', promovida pela ACIP...
Natal ACIP 2020: Sorteio do carro será dia 14
Natal ACIP 2020: Sorteio do carro será dia 14
A ACIP realiza na próxima quinta-feira, 14, o grande sorteio da campanha 'Natal ACIP 2020. O Natal da Esperança!'. O evento está marcado para às 14h
Renato Mohallem é homenageado pela Federaminas
Renato Mohallem é homenageado pela Federaminas
Para fechar 2020 com chave de ouro, no último mês de dezembro o presidente da ACIP, Renato Mohallem Santiago, foi um dos homenageados da Federaminas..
Horário especial do comércio inicia dia 14 em Passos
Horário especial do comércio inicia dia 14 em Passos
Com as lojas abertas até 22h, de segunda à sexta-feira, o objetivo é atender a demanda de consumidores que deverão ir em busca dos presentes de Natal.
NATAL: ACIP vai sortear um automóvel 0Km
NATAL: ACIP vai sortear um automóvel 0Km
Este ano a ACIP irá sortear um automóvel 0km para os consumidores do comércio passense na campanha "Natal ACIP 2020 - o Natal da Esperança!"...
ACIP promove 1º debate entre os candidatos a prefeito
ACIP promove 1º debate entre os candidatos a prefeito
O debate vai acontecer no auditório da AMEG, com transmissão ao vivo pela Web TV Passos e pelo facebook da ACIP. Todos os candidatos foram convidados
Parceria Uniodonto e ACIP para você empreender sorrindo
Parceria Uniodonto e ACIP para você empreender sorrindo
Buscando sempre inovar e trazer melhorias para os empreendedores, a Uniodonto Passos e a ACIP se juntaram para levar à sua empresa muitos sorrisos...
BDMG reabre linha de crédito Pronampe
BDMG reabre linha de crédito Pronampe
Mas atenção, os recursos e prazos são limitados. Portanto não perca tempo e faça sua solicitação o mais rápido possível...
COVID-19: Acip, CDL e SindPass doam 10 mil máscaras ao município
COVID-19: Acip, CDL e SindPass doam 10 mil máscaras ao município
Foram adquiridas 10 mil máscaras, com recursos próprios, e doadas ao município para serem distribuídas e reforçar as medidas de combate à Covid-19...
ACIP e CDL firmam parceria com Sebrae para apoiarem empresas vulneráveis em Passos
ACIP e CDL firmam parceria com Sebrae para apoiarem empresas vulneráveis em Passos
O objetivo é oferecer gratuitamente estratégias para micro e pequenas empresas enfrentarem a crise gerada pela covid-19
Decisão da Câmara afeta comerciantes e comissionados
Decisão da Câmara afeta comerciantes e comissionados
Por 7 votos a 2, a Câmara Municipal de Passos rejeitou o projeto de lei do Executivo Passense que suspenderia os feriados municipais deste ano...
Dia das Mães ACIP - Sorteios pelo facebook
Dia das Mães ACIP - Sorteios pelo facebook
O objetivo é divulgar as lojas participantes e atrair olhares dos consumidores passenses para esta data tão importante ao nosso calendário comercial..
Prefeitura de Passos autoriza reabertura do comércio; com restrições
Prefeitura de Passos autoriza reabertura do comércio; com restrições
Após 22 de fechamento do comércio local, a Prefeitura Municipal de Passos decreta o retorno das atividades a partir do dia 13 de abril, com restrições
Comunicado ACIP - Envio de boletos
Comunicado ACIP - Envio de boletos
A partir de hoje estará sendo feita a entrega dos boletos referente à contribuição mensal estatuária e relativo aos planos de saúde e odontológicos...
ACIP suspende atividades por conta do Covid-19
ACIP suspende atividades por conta do Covid-19
A ACIP está suspendendo momentaneamente todos os atendimentos no balcão da unidade e em seu departamento administrativo. As consultas seguem pelo site
PMP decreta fechamento do comércio
PMP decreta fechamento do comércio
Como medida de enfrentamento à epidemia do COVID-19 na cidade, o Prefeito Municipal de Passos decretou o fechamento do comércio local por 7 dias...
COMUNICADO ACIP
COMUNICADO ACIP
A ACIP convoca todos associados e demais empresários passenses para entrar conosco na luta contra essa doença, adotando simples medidas de prevenção
© 2017 ACIPASSOS . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.