Vamos falar sobre planejamento?
Quando falamos em planejamento de marketing, a primeira dúvida que surge normalmente é sobre qual período deve ser contemplado.
Quando falamos em planejamento de marketing, a primeira dúvida que surge normalmente é sobre qual período deve ser contemplado. Neste ponto, o ideal é que se faça um planejamento anual. Embora esta atividade demande um tempo considerável, é de extrema importância. Ao traçar este planejamento, obrigatoriamente será preciso pensar em diferentes aspectos da empresa, o que acaba resultando em um diagnóstico do momento atual, ajudando a definir quais devem ser os objetivos para o próximo período.
Além disso, um plano anual ajuda a quebrar grandes objetivos em metas menores, com prazos mais curtos, tornando mais perceptível a evolução em direção ao objetivo definido, enquanto este ainda não é alcançado.
Outro ponto importante é seguir com análises constantes do último mês ou último trimestre. Nestas análises deve-se buscar informações que respondam se o caminho em direção aos objetivos definidos está sendo feito. Algumas perguntas certamente irão ajudar, como: Qual tem sido o impacto em vendas? O ticket médio está estável ou evoluindo? Qual o percentual de novos clientes adquiridos no período? Dentre outras.
Além destas perguntas voltadas para o interior da empresa, é importante buscar informações de mercado. Afinal, um cenário interno de pequeno crescimento à primeira vista pode parecer ruim. Mas se o mercado estiver em queda, então mesmo a estabilidade pode ser um grande resultado.
Muitas empresas têm dificuldades em programar seus próximos passos. Mas é preciso tempo e dedicação para abordar algo que é tão fundamental e essencial para o sucesso em marketing. Nós vamos retomar o assunto nas redes sociais e no site da Acip. E vamos trazer um material que irá lhe ajudar bastante. Até breve!
Leandro Goulart (MBA em Marketing Estratégico pela USP), sócio-diretor da G Marketing – agência certificada em publicidade pelo Google e também em Gestão de Redes Sociais e Gestão de Marketing Digital.